Artigos de Jornal
Pão e circo já não bastam
“A gente não quer só comida/ a gente não quer só dinheiro/ a gente quer
dinheiro/ e felicidade/ a gente quer inteiro/ e não pela metade [...]” (Os
Titãs). Esse é o recado dos jovens de todo o país nessa semana de protestos,
como não se via desde a queda de Collor. É sintomático que seu estopim tenha
sido a mobilidade, um direito fundamental. Mas o que está subjacente é a falta
de participação, a violência, os maus serviços, “a corrupção e o uso indevido do
dinheiro público”, nas palavras de Dilma. E os alvos são claros: os palácios
governamentais e as arenas da nebulosa Federação Internacional de Futebol
(FIFA). Um recado para todo o mundo. As arenas já não bastam, mesmo quando
abunda o pão azedo do consumo.
Esta semana foi muito dura em Salvador. Além dos protestos, as chuvas voltaram a
castigar, causando mortes e infartando a cidade. Abandonada ao “deixa como está,
para ver como é que fica”, há pelo menos meio século, a cidade carece de tudo:
sistema de drenagem, contenção de encostas, pistas refratarias às chuvas e
sistema de transporte eficiente. Já disse nessa coluna que o metrô não é tudo e
ele ainda vai demorar alguns anos.
A melhoria da mobilidade na nossa cidade depende de três fatores: infraestrutura
adequada, gestão urbana compartilhada e uma nova cultura de mobilidade. Para
arrancar esse “trem” da inércia, é necessário dinheiro, coragem e algum tempo.
Dinheiro para investir em sistemas de drenagem e galerias de redes de serviços,
evitando as valas abertas nas ruas, para pôr em funcionamento metrôs, Veículo
Leve sobre Trilho (VLT) e ônibus em calhas e, também, para dotar as vias de
sub-base de concreto, acabando com as meias-solas sazonais. Se o estado quer
participar, seria melhor investir nesses itens em vez de viadutos, que só servem
para engordar as empreiteiras e espalhar os engarrafamentos.
Coragem para enfrentar os cartéis, para compatibilizar o uso do solo com a
capacidade das vias, para exigir o recolhimento de lixo desde as periferias,
para a criação de um sistema integrado de transporte, incluindo metrô,
ferryboats, ônibus, táxis, ciclovias, ascensores, passarelas e calçadas. Nesse
sentido, o acordo entre estado e prefeitura para compartilhar metrô e ônibus é
positivo.
Tempo não só para realizar as obras, como para mudar os valores e comportamentos
da nossa classe média, inclusive emergente, com relação ao carro. Mas 10 medidas
simples podem começar a mover este “trem” muito antes de seus trilhos chegarem a
Cajazeiras e a Lauro de Freitas. São medidas de caráter administrativo, que não
custam dinheiro, senão coragem.
A primeira delas é criar faixas monitoradas para ônibus, táxis e motos. A
segunda é regulamentar o transporte de cargas, segurando os caminhões pesados em
Porto Seco-Pirajá e fixando horários para a entrega de cargas em furgões.
Terceiro, qualificando a frota de ônibus com veículos de piso baixo e
ar-condicionado. Quarto, acabando com os itinerários labirínticos de ônibus e
estabelecendo o bilhete integrado, válido por uma hora.
Quinto, criando ciclovias nas avenidas de vale e bicicletários nos terminais de
transporte para os 30% da população que hoje se deslocam a pé por não ter como
pagar passagens. Sexto, recriando os estacionamentos periféricos servidos por
vans circulares. Sétimo, colocando os táxis para rodar, como nas cidades
desenvolvidas, em vez de ficarem esperando os passageiros nos pontos. Oitavo,
proibindo as filas de carros nas entradas de clínicas, shoppings, universidades
e escolas. Nono, criando algumas áreas de circulação restrita de veículos.
Décimo, limitando e taxando as vagas de carros nos novos condomínios.
E o metrô? Sem discussão, ele vai ser um trenzinho suburbano barulhento,
correndo entre muros e cercas com a adaptação fajuta de um projeto carimbado de
Bus Rapit Transit (BRT) em metrô. Se fosse um subway em trincheira, como em
Brasília, não seriam necessários viadutos e não se destruiria o verde e a
paisagem. O povo não quer mais viadutos e pontes. Há multidões de titãs nas ruas
clamando: “a gente não quer só comida/ a gente quer a vida/ como a vida quer”.
Artigo publicado originalmente no jornal A Tarde, Salvador-BA, 23 de junho de
2013