Artigos de Jornal


Agro: a indústria riqueza do Brasil, tá na Globo

  • 02 de Maio de 2021

O Brasil é o grande celeiro do mundo. O que seriam dos 1,4 bilhões de bocas chinesas sem a nossa soja, os chucrutes e estrogonofes europeus sem a carne suína e bovina brasileira, as mesas dos árabes sem os nossos frangos e cordeiros e os japoneses sem os jumentos do Nordeste, que colorem seus  embutidos, porque não podem usar corantes? E o que seria do gado Wagyu sem o nosso milho e farelo de soja, cuja carne marmorizada de gordura branca pode custar até R$2.500,00 o quilo no Japão?

“Agro é a indústria riqueza do Brasil”. Primeiro lugar das commodities brasileiras, com exportações de USD $100,6 bilhões anuais, incentivadas com os benefícios fiscais do nosso governo. Agro é tech, Agro é pop. Há muita tecnologia embutida na sua produção e promete crescer ainda mais. Vi no Globo Rural que com o 5G, as frotas de tratores, colheitadeiras e drones pulverizadores não precisarão mais de operadores. Sem duvida, um grande avanço tecnológico que beneficiará os nossos produtores sempre inovadores de tecnologias.

Assisti, há pouco em São Paulo, uma conferência de um famoso ambientalista que dizia que a maior poluição ambiental não se produzia nas cidades, mas no campo, com o desperdício de água na irrigação, a salinização dos solos, o desmatamento para a expansão das lavouras e do criatório, a contaminação do solo, dos rios e do ar com fertilizantes e agrotóxicos, e o metano dos puns do gado bovino, que é maior que o humano, um dos gases mais produtores do efeito estufa no mundo. Uma senhora baixinha de óculos e com um alfinete da Abag na lapela, ao meu lado, me disse: “Não levo a sério a fala dele, pois me parece um esquerdista, com pinta de intelectual da USP. Como é possível botar na cabeça das criancinhas estas ideias loucas de que a terra é uma bola e os defensivos agrícolas poluem!”

Contestei: Me explique, como neste país que é o “celeiro do mundo”, que exporta USD $100,6 bilhões de produtos agrícolas, tem 19 milhões de pessoas passando fome e 55% da população não tem segurança alimentar, a ponto dos nutricionistas dizerem que as crianças pobres terão seu desenvolvimento físico e mental prejudicado e a média de vida dos brasileiros será reduzida em dois anos. “Também não acredito nisso, é fake news, é intriga da oposição”.

Agro é feijão, é arroz, é milho, é óleo comestível, é café, é fruta, é carne vegetal, é bife, é leite, é queijo, é couro, é porco, é galinha, é ovo, é celulose, é etanol e pneu para carros, é tudo para quem possa comprá-los a preço de dólar. E é também grilagem, incêndio de florestas e desmatamento, é destruição de biomas, é poluição, é desemprego no campo, é commodity sem valor agregado, é desindustrialização, é insegurança alimentar e não respeita ninguém.

Agro: a indústria riqueza do Brasil, Agro é tech, Agro é pop, Adro é tudo, tá na Globo!


Últimos Artigos