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Um novo Farol para Salvador

  • 15 de Setembro de 2013

No ultimo dia 1º de setembro, o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahia, promoveu um debate com representantes da prefeitura e da sociedade sobre o projeto de melhorias do bairro da Barra. Apresentaram o projeto o secretário José Carlos Aleluia e a Prado Valadares Arquitetura, autora do projeto. Pela exposição conclui-se que a nova administração está tentando resgatar o planejamento e discutir o projeto com técnicos da comunidade antes de licitar as obras. Este é um indicativo de conquista da sociedade e de compromisso assumido pelo então candidato a prefeito com a Academia de Letras da Bahia e os movimentos “A cidade também é nossa” e “Vozes de Salvador”.
Inicialmente, foram levantadas algumas questões. Por que a recuperação das nossas orlas começaria pela Barra e, neste caso, qual o foco principal: o morador, a atividade turística, ou os serviços? Uma terceira questão é sobre o impacto da patuscada do Carnaval prolongado no bairro. Quanto à primeira, ela se justificaria pelo caráter emblemático do bairro na cidade, e pelo fato de ser o ponto de união entre as orlas do Atlântico e da Baía de Todos os Santos. O segundo ponto não ficou muito claro e o terceiro foi considerado incontornável porque não é da competência exclusiva da prefeitura.
Na exposição, a maior ênfase foi dada à mobilidade, com estudos da TTC Engenharia. Com softwares sofisticados, a mobilidade foi tratada como um fluxo de veículos e pessoas, como os líquidos, gases e vapor, com avaliação da capacidade dos dutos e perda de carga em curvas e joelhos . Mas nesse caso o fluido é muito especial, é humano, e aí começam os problemas. Como uma rua estreita com passeios de 90 cm e sem recuos pode receber o tráfego de passagem de uma área tão extensa. Não foram ouvidos os moradores, que serão molestados pela falta de estacionamento, fumaça de diesel e gasolina, ronco dos motores e buzinaços durante os engarrafamentos.
Foi contestado também o pavimento compartido, sem meios-fios, em todas as vias do bairro. Este sistema tem sido aplicado em pequenas áreas de cidades do primeiro mundo, com tráfego restrito a seus moradores e trabalhadores em demanda de suas garagens. Mas naquelas cidades, o transporte de massa se faz no subsolo, o que não é a condição dos nossos bairros, que são cruzados pelo tráfego de outros bairros. Imagino os conflitos e prováveis atropelos nesses calçadões compartidos por pedestres, carrinhos de bebês, ciclistas, motos, ônibus, automóveis e caminhões.
Há grande diferença qualitativa entre tráfego motorizado e de pedestres e ciclistas. Este sistema estaria bem no Pelourinho, como era no período colonial, naturalmente com um piso menos irregular que o atual, que é do século XIX. Ligada a isso está a infraestrutura urbana. Em qualquer cidade medianamente desenvolvida, ela é reunida em galerias subterrâneas de fácil monitoramento e reparo, com enorme economia operacional, sem necessidade de destruir o piso das ruas a cada nova ligação ou vazamento. Pelo que foi dito, a Embasa e outras concessionárias se negam a refazer suas redes obsoletas em calhas subterrâneas. Assim sendo, o novo piso, que irá de fachada a fachada, com capacidade para veículos pesados, voltará a ser esburacado a cada ano.
Dessa reunião prévia, com uma audiência tecnicamente qualificada, resultaram algumas sugestões e críticas muito consistentes, que se espera sejam consideradas pela prefeitura, antes do início das obras. O que, contudo, não dispensa a audiência dos moradores e da comunidade em geral, pois trata-se de uma referência de toda a cidade. O êxito do projeto depende, essencialmente, da aceitação e colaboração dos moradores e prestadores de serviço do bairro. O sucesso da recuperação do Time Square e do Soho, em Nova York, como de outras áreas decadentes americanas e canadenses, deve-se à constituição de BIDs, ou Business Improvement Districts, associações formadas por comerciantes e moradores, com quem a municipalidade comparte a gestão dos bairros. Este poderá ser um novo farol-guia do desenvolvimento de Salvador.

SSA: A Tarde, 15/09/2013.


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