Artigos de Jornal
A vulnerabilidade do orgulho nacional
Ah, essa mania brasileira de contrariar a gravidade! No colégio de Belém de
Cachoeira, um seminarista paulista fez a água subir 40 metros e criou o primeiro
objeto voador do mundo, a Passarola, ou balão de ar quente. Chamava-se
Bartolomeu de Gusmão, ou o padre voador. Demonstrou sua invenção a D. João V, no
Paço Real de Lisboa, em 1709, e foi perseguido pela Inquisição por ser
considerado feiticeiro e amigo de judeus, se exilando na Holanda, onde mendigava
vendendo poções nas ruas. Morreu em Toledo aos 38 anos. Em 1783, os irmão
franceses Montgolfier construíram um balão muito maior e um deles conseguiu
voar, sendo reconhecidos como os inventores do balão de ar quente.
Em 1855, Guilherme Capanema aperfeiçoou e fabricou foguetes, que 10.000 deles
foram usados pelo Brasil na guerra do Paraguai, mas foram abandonados porque não
tinham sistema de navegação. Um outro brasileiro se encantou com os balões de
gás, motores à explosão e hélices e fez os primeiros balões-charutos dirigíveis.
Com um deles ganhou um prêmio, em 1901, ao fazer a volta na torre Eiffel e
retornar ao ponto de partida em 30 minutos. Em 1906, fez voar um aparelho mais
pesado que o ar a 4 m. de altura e 220 m. de distância no parque de Bagatelle,
homologado pelo Aeroclube da França.
Mas a invenção do avião foi creditada aos irmãos Wright, construtores de
planadores, que três anos antes empurrados do alto de uma colina em sua fazenda,
com uma ventoinha nanica de 15 hp, plainou 260 m. Mas ninguém nega que o
inventor do Zepelim e do avião moderno, com asas na frente e lemes atrás, como o
Demoiselle, o primeiro ultraleve, foi um brasileiro. Tachado de boiola, porque
nunca se casou, e deprimido pelo uso militar do avião se suicidou em 1932. Em
1941 começamos a fabricar o Paulistinha, que equipou os 300 aeroclubes criados
por Chatô e difundiu o ensino da pilotagem no país.
O programa espacial brasileiro foi instituído em 1961 por Jânio Quadros com o
decreto nº 15.133/61 e encerrado em 2003, quando o foguete VLS-1 V03 explodiu
misteriosamente três dias antes do lançamento em Alcântara matando os 21
principais especialistas brasileiros. Segundo o jornal Estadão (20/05/18),
documentos liberados pela CIA em 2016 revelam que satélites norte-americanos
espionaram a base se lançamentos de foguetes na Barreira do Inferno e outras
instalações militares brasileiras, entre 1978 e 1988.
O último sonho brasileiro de voar data de 1969, quando Ozires Silva dirigiu a
Embraer, que desenvolveu o Tucano, é o terceiro fabricante de aviões do mundo e
desenvolve um caça supersónico com os suecos. Como ameaçava crescer, está sendo
comprada pela Boeing. De quebra, é alienado um naco do orgulho, da ciência e da
tecnologia nacional. Voltamos a ser fornecedores de matérias primas baratas para
o engrandecimento dos países ricos. Mas não se avexem não, porque “o que é bom
para EUA é bom para o Brasil”, segundo o ex-embaixador Juracy Magalhães junto ao
Tio Sam
.
SSA: A Tarde, de 15/07/18