Artigos de Jornal
Síndrome do avestruz
Vivemos uma crise econômica grave com industrias cancelando investimentos, lojas fechando as portas e despedindo milhares de funcionários. E não ...
Salvador/400
Assisti, menino, ao IV Centenário de Salvador, em 1949, que hoje chamaríamos de Salvador/400. Foi a criação um novo paradigma urbano com as inaug...
Um plano de emergência para o nosso Centro Histórico
Em audiência da Comissão de Cultura da Câmara Federal, em 24/09, solicitada por Alice Portugal para discutir o estado do nosso centro histórico, ...
“O meu ônibus”
Com este título, Thales de Azevedo escreveu neste jornal, em 12/4/1973, um delicioso artigo, que transcrevo em parte, sobre o projeto do ônibus ...
Preservar o futuro
Um jornal do Sul criou, há anos, uma coluna dedicada à boa notícia do dia, mas teve que fechar porque não havia nada a noticiar. Quando comecei a...
Presidencialismo às avessas
A invenção é de Sarney e consiste em ter uma constituição parlamentarista e um presidente eleito por outra via que só pode governar se tiver uma ...
Cidade, Arquitetura, Patrimônio
Com este título e tendo como patrono Diógenes Rebouças, o Instituto de Arquitetos do Brasil/Ba e a Faculdade de Arquitetura da UFBA inauguraram n...
Mudar Salvador
Nas últimas semanas foram realizados três seminários para discutir Salvador. O primeiro, sobre seu Centro Histórico, comentei no meu último artig...
Centro Histórico, a gota d’água
Uma morte, a demolição de 31 ruinas e a desocupação de muitos imóveis no Centro Histórico (C.H.) foi a gota d’água para a denúncia de seu abandon...
A Bahia e a ferrovia transcontinental
Condenada durante muitos anos pelos norte-americanos que temiam o acesso dos japoneses aos minérios do Brasil, o projeto de uma ferrovia a transc...
Voce já foi a Bahia> Não, então vá... Correndo
Em “Delicias do mundo civilizado”, A Tarde 13/06/2015, o Prof. Luiz Mott exalta a qualidade dos serviços das cidades europeias: transportes públi...
O gigante de pés de barro
Algum economista já calculou o que representam os alagamentos e deslizamentos de encostas para a economia de Salvador? Os políticos não discutem ...
Um Hubport em Salinas das Margaridas
Entre os séculos XVII e XIX a Baia de Todos os Santos foi um porto de apoio às rotas marítimas que ligavam a Europa à África e ao Oriente. No séc...
As primeira lições da crise
As crises são encruzilhadas de mudanças e inovação. A atual promete muitas, pois é a um só tempo institucional, política, econômica e moral. Não ...
A acrópole e suas atalaias
No último dia 20 participei conjuntamente com a Profa. Elizabete Pereira dos Santos e do consultor Pedro Bettencourt Correia do seminário “Ambien...
A acrópole e suas atalaias
No último dia 20 participei conjuntamente com a Profa. Elizabete Pereira dos Santos e do consultor Pedro Bettencourt Correia do seminário “Ambien...
A crise não é só política, é institucional
A nação ainda não despertou para a gravidade da crise atual. Há duas semanas passamos a viver um parlamentarismo disfarçado. O poder migrou do Ex...
Uma linha de alta tensão
Admito as boas intenções de nossos administradores, mas as soluções adotadas estão sempre a contrapelo da racionalidade e da funcionalidade. Um p...